Philip Kotler, renomado autor e professor de marketing, desenvolveu modelos de jornada do consumidor conhecidos como os 5As. Os 5As representam a jornada em cinco etapas: Atenção, Atração, Aceitação, Ação e Advocacia. Essas etapas descrevem como os consumidores passam de desconhecidos a defensores de uma marca.

O que é nível de consciência do consumidor?

O nível de consciência do consumidor é uma medida da familiaridade e compreensão que um indivíduo tem de um produto ou serviço oferecido.

Esse nível é influenciado por diversos fatores, como publicidade, experiência prévia com o produto e recomendações de outras pessoas. Uma maior compreensão do nível de consciência dos clientes é fundamental para as empresas adaptarem suas estratégias de marketing e venda às necessidades desses consumidores, desenvolvendo campanhas mais eficazes, aumentando seu alcance e obtendo melhores resultados.

Portanto, é crucial que as empresas se concentrem em entender o nível de consciência dos seus clientes, a fim de aprimorar seus processos de venda e construir relacionamentos duradouros e bem-sucedidos com seus consumidores.

1) Totalmente inconsciente

O primeiro nível, chamado de totalmente inconsciente, representa os 30% que não percebe que tem um problema dentro dos seus processos e não enxerga as implicações desse problema na sua rotina, além de não compreender como seu produto pode o ajudar, como consequência.

ATENÇÃO

Os consumidores são passivamente impactados a uma longa lista de marcas, serviços, produtos e conteúdos. Nessa etapa a impressão chave que você precisa causar no consumidor é o "Eu sei".
Aqui o consumidor ainda está assimilando a informação sobre um determinado assunto, não existe intenção de compra envolvida.

Videos curtos entre 15 segundos e 45 segundos, nessa etapa o CTA costuma ser:

  • Siga nossas redes para mais conteúdos como esse;
  • Curta ou compartilhe;
  • Marque alguém;

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2) Consciente do problema

É a audiência apenas têm essa noção que existe algo que pode ser melhorado nos seus processos mas não sabe ainda o que e como deve ser feito para solucionar esse problema.

Pelo mesmo estar consciente estritamente à existência de um problema e não à nenhuma opção de solução, não é possível que ele tenha interesse na sua solução, por isso, para ele, sua proposta não faz sentido.

ATRAÇÃO

Os consumidores estão processando as informações que estão sendo impactados e criando memórias de curto prazo e ampliando suas memórias de longo prazo, nessa etapa começa a ter um "filtro" das Marcas que o consumidor mais gosta, a impressão chave é o "Eu gosto".
O principal objetivo nesta etapa e fazer com que o consumidor tenha mais curiosidade sobre a sua Marca.

Vídeos curtos entre 30 segundos e um minuto, nessa etapa o CTA costuma ser:

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3) Consciente da solução

Prospects conscientes da solução são aqueles que já têm em mente o que precisam, ou seja, sabem de soluções que atendem suas realidades respectivas, mas ainda não pesquisaram nada, não orçaram valor algum e ainda lhes falta algumas informações mais detalhadas para que realmente possam tomar essa decisão.

ACEITAÇÃO

Os Consumidores são movidos pela curiosidade e começam a pesquisar ativamente sobre a solução, produto, serviço ou Marca, seja no site da Marca, nas mídias digitais ou no seu circulo de confiança. Aqui nessa etapa é fundamental conquistar a confiança do consumidor, seja através das suas avaliações nas plataformas digitais, pelos seus canais de atendimento ou pela possibilidade de testar o produto ou serviço antes da aquisição. Aqui você precisa "ser aceito" neste círculo de confiança.

Aqui os vídeos podem ser entre um e quatro minutos,  nessa etapa o CTA costuma ser:

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  • Saiba mais no site/loja;
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4) Consciente da oferta

Aqui, o possível cliente entende todas as vantagens do seu produto, já realizou pesquisas e testes, mas, muito provavelmente, está em dúvida entre você e seus concorrentes.

AÇÃO

Reforçados com informações adicionais os consumidores optam por comprar uma Marca específica e interagem de forma mais profunda, participando do processo de compra, seja ele on line ou via atendimento, aqui é onde é firmado um compromisso. Nessa etapa é muito importante não ter o foco somente no fechamento da venda, mas sim no processo como um todo, entender que a experiência do consumidor nessa etapa não termina no momento que ele efetua o pagamento, ela continua até o momento da utilização do produto ou serviço, sendo fundamental a atenção no pós-venda.

CTA sempre claro e objetivo, e o tempo de vídeo vai depender do produto:

  • Produtos com baixo valor agregado, vídeos curtos com CTA claro;
  • Produto com alto valor agregado, pode ser produzido até mesmo um Webinar ou evento para divulgar oferta;

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5) Nível mais consciente

São aquelas pessoas que definitivamente vão comprar seu produto ou serviço neste exato momento ou então, são seus próprios clientes. Aqueles que tomaram a decisão de compra, passaram pela transformação garantida pelo seu produto e que agora serão fonte de indicação e depoimento sobre o mesmo, garantindo assim, ainda mais credibilidade para o seu negócio.

APOLOGIA

Com o tempo e com todas as entregas bem realizadas, os consumidores tendem a desenvolver uma sensação de lealdade a Marca, que se reflete na retenção, recompra e defesa da Marca perante aos seu circulo de confiança e conhecidos.

Nessa etapa o CTA costuma ser:

  • Curta ou compartilhe;
  • Conte a sua história;
  • Marque alguém;

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