Jornada do consumidor

Com o aumento da mobilidade e conectividade, os consumidores tem cada vez menos tempo para examinar e avaliar as marcas, e conforme a o ritmo de vida se acelera e a atenção diminui, fica cada vez mais desafiador obter a concentração do consumidor. Mesmo assim através dos inúmeros canais existentes, tanto on line quanto off line, os consumidores continuam expostos  a um excesso de tudo: produtos, serviços, vantagens, promessas de marcas e argumentos de vendas. Essa confusão publicitária, inúmeras vezes boas demais para serem verdadeiras, acaba levando consumidor a ignorar e buscar fontes mais confiáveis de informação: seu circulo social, amigos e familiares.

O que as empresas precisam entender é que ter um volume mais alto nas mensagens, ter um número maior de seguidores, curtidas ou mais pontos de contatos não necessariamente vai se traduzir em maior influência, isso é o que eu particularmente chamo de “métricas de vaidade”.

A forma mais eficiente e simples de mapear a jornada do consumidor e entender o processo de compra das marcas é o chamado de “Modelo dos cinco As”, que pode ser aplicado em todos os setores. Com o mesmo modelo é possível obter padrões que definem o tipo de funil que sua empresa ou setor vem atuando e a partir dele elaborar estratégias de melhoria e desenvolvimento.

A1
Assimilação
Os consumidores são passivamente impactados a uma longa lista de marcas, serviços, produtos e conteúdos. Nessa etapa a impressão chave que você precisa causar no consumidor é o "Eu sei". Aqui o consumidor ainda está assimilando a informação sobre um determinado assunto, não existe intenção de compra envolvida, o objetivo nesta etapa precisa ser levá-lo a se sentir atraído para a sua Marca, através da entrega de conteúdo que leve ele a impressão chave, o saber algo novo.
A1
A2
Atração
Os consumidores estão processando as informações que estão sendo impactados e criando memórias de curto prazo e ampliando suas memórias de longo prazo, nessa etapa começa a ter um "filtro" das Marcas que o consumidor mais gosta, a impressão chave é o "Eu gosto". O principal objetivo nesta etapa e fazer com que o consumidor tenha mais curiosidade sobre a sua Marca.
A2
A3
Arguição
Os Consumidores são movidos pela curiosidade e começam a pesquisar ativamente sobre a solução, produto, serviço ou Marca, seja no site da Marca, nas mídias digitais ou no seu circulo de confiança. Aqui nessa etapa é fundamental conquistar a confiança do consumidor, seja através das suas avaliações nas plataformas digitais, pelos seus canais de atendimento ou pela possibilidade de testar o produto ou serviço antes da aquisição.
A3
A4
Ação
Reforçados com informações adicionais os consumidores optam por comprar uma Marca específica e interagem de forma mais profunda, participando do processo de compra, seja ele on line ou via atendimento, aqui é onde é firmado um compromisso. Nessa etapa é muito importante não ter o foco somente no fechamento da venda, mas sim no processo como um todo, entender que a experiência do consumidor nessa etapa não termina no momento que ele efetua o pagamento, ela continua até o momento da utilização do produto ou serviço, sendo fundamental a atenção no pós-venda.
A4
A5
Apologia
Com o tempo e com todas as entregas bem realizadas, os consumidores tendem a desenvolver uma sensação de lealdade a Marca, que se reflete na retenção, recompra e defesa da Marca perante aos seu circulo de confiança e conhecidos.
A5

Para entender os resultados do mercado é fundamental entender o conceito de jornada do consumidor, que vai mostrar como o consumidor avança de nenhuma consciência em relação a um produto ou serviço até a alta consciência, o interesse, a compra, a recompra e a propaganda boca a boca.

Na vida real, os caminhos dos consumidores são bem complexos e heterogêneos, envolvendo diferentes combinações de mídias tradicionais e digitais. O mercado no qual as marcas atuam influencia a complexidade deste percurso.

Produtos ou serviços com baixos riscos de compra costumam apresentar um caminho do consumidor mais curto e simples. Entenda aqui que baixos riscos de compra podem ser por diversos fatores, preços baixos, alta frequência de compra, itens não essenciais, etc.

Em contrapartida produtos ou serviços com alto risco de compra, normalmente demanda alto envolvimento dos clientes, por consequência a jornada de compra do consumidor é mais extensa e complexa.

Além disso, o mesmo produto ou serviço muitas vezes tem diferentes padrões nessas jornadas em mercados geográficos diferentes, bem como em Marcas diferentes atuando no mesmo mercado geográfico geralmente costuma apresentar diferenças significativas na jornada do consumidor.

Quatro grandes arquétipos dos setores

Visualizar taxas de conversão, níveis de atração, curiosidade, compromisso e afinidade ao longo dos cinco As ajuda a revelar importantes características e desafios do setor. Existem ao menos quatro grandes padrões presentes em todo o setor.

Visualizar taxas de conversão, níveis de atração, curiosidade, compromisso e afinidade ao longo dos cinco As ajuda a revelar importantes características e desafios do setor. Existem ao menos quatro grandes padrões presentes em todo o setor.

Maçaneta

O padrão maçaneta é o mais comum, sua principal característica é o alto compromisso apesar do baixo nível de curiosidade, um setor que apresenta esse arquétipo de jornada é o dos bens de consumo embalados. Neste padrão os consumidores não perdem tempo pesquisando e avaliando opções.

Características principais:

Peixinho Dourado

O aspecto mais comum neste padrão é um alto nível de curiosidade, geralmente esse padrão é encontrado principalmente nos contextos de empresas para empresa, o chamado B2B. Nessa categoria os consumidores costumam avaliar muitos fatores antes de escolher a marca.

Características principais:

Trompete

Encontrado predominantemente em categorias de estilo de vida, como carros de luxo, relógios sofisticados e bolsas de grife. A singularidade deste padrão está nos altos níveis de afinidade. Pessoas que seguem o padrão trompete costumam confira na qualidade das Marcas e estão dispostas a defendê-las mesmo que não as comprem ou utilizem, ou seja, o número de pessoas que fazem apologia é maior que o número de compradores.

Características principais:

Funil

O tradicional funil, a maioria das compras é bem planejada e os consumidores estão altamente envolvidos na decisão de compra. Esse é o único padrão onde os consumidores passam por cada um dos estágios da jornada, desde a Assimilação até a Apologia. Este padrão costuma estar presente sobretudo em bens de consumo duráveis e no setor de serviços.

Características principais:

A grande Meta

Cada um dos quatro grandes padrões de jornada do consumidor possui pontos fortes e fracos intrínsecos.

A combinação de todos os pontos positivos desses padrões resulta em um padrão de jornada do consumidor ideal, cujo formato é uma gravata borboleta.

Borboleta

Este padrão reflete os traços chave de uma marca perfeita. Nessa categoria, todos que estão conscientes de uma marca se dispõem a recomendá-la por causa de sua reputação fora de série (Assimilação é igual a Apologia ou A1=A5).

Além disso, a atração da marca é tão forte que todos que se sentem atraídos por ela acabam comprando-a (Atração é igual a Ação ou A2=A4).

E o principal, nem todos aqueles que são atraídos pela marca sentem a necessidade de pesquisar mais, refletindo um claro posicionamento e o nível certo de curiosidade.

Marcas com padrões de maçaneta de porta, peixinho dourado, trompete e funil deveriam se esforçar para alcançar o padrão perfeito de gravata borboleta.

Sobrepor esse padrão de jornada a qualquer um dos outros padrões revela lacunas e oportunidades de melhoria. Marcas com a jornada do consumidor de maçaneta de porta podem melhorar o seu nível de afinidade desenvolvendo programas de envolvimento pós-venda. Esse é o desafio enfrentado por muitas marcas de bem de consumo embalados em meio à avassaladora troca de marcas.

Marcas com padrão trompete podem melhorar o nível de compromisso reduzindo o preço e melhorando a disponibilidade do canal sem diluir a atração da marca. Marcas de luxo cobiçadas como Tesla enfrentam esses desafios.

Marcas com padrão funil deveriam melhorar seus níveis de compromisso e afinidade. Isso ilustra o grande desafio enfrentado por marcas de bens de consumo duráveis e de serviços para se equilibrarem entre as vendas e os serviços pós-venda.

Mas o grande desafio fica com as marcas com padrão peixinho dourado, que necessitam não só melhorar os seus níveis de compromisso e afinidade como também otimizar o nível de curiosidade. Profissionais de marketing nos setores B2B enfrentam esse desafio porque geralmente lidam com consumidores que sabem das coisas.

GANHE UMA CONSULTA GRATUITA

Se você está perdido, já ouviu diversos gurus do marketing digital e ainda está sem direção agende uma consulta gratuita que eu posso te direcionar!