PESTALD - Que bixo é esse?

O serviço de análise PESTALD é uma ferramenta utilizada para analisar o ambiente externo de uma empresa ou organização. A sigla PESTALD se refere aos fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais, Legais e Demográficos que podem afetar o desempenho e as oportunidades de um negócio.

A análise PESTALD é uma técnica importante para o planejamento estratégico de uma empresa, pois permite avaliar as tendências e os riscos do mercado, além de identificar oportunidades de crescimento e inovação.

Ao realizar uma análise PESTALD, é possível identificar as ameaças e oportunidades que o ambiente externo oferece para o negócio, além de criar estratégias para se adaptar a essas mudanças e se diferenciar da concorrência. É uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos e setores, que buscam se manter competitivas e inovadoras no mercado.

Quando e por que realizar essa análise?

Manter-se atualizado em relação aos fatores externos que podem influenciar os resultados da empresa é o papel básico de um gestor, sem informação, é impraticável tomar decisões realmente efetivas.

A compreensão possibilitada por essa matriz pode ser apontada como o seu principal benefício. A partir das informações geradas pela realização do estudo, é possível montar e otimizar estratégias capazes de elevar o desempenho da empresa e, consequentemente, o lucro.

Políticos:

A situação do cenário político tem impacto direto no setor privado. Afinal, um governo que interfere muito na economia pode criar desafios para um negócio manter a rentabilidade das operações. Da mesma forma, uma política que crie tarifas de importação pode impactar a matéria-prima utilizada em determinados setores.

Os fatores políticos incluem ações governamentais e outras situações relacionadas a política que podem exercer impacto no setor de atuação da empresa.

Alguns exemplos que podem ser analisados:

  • Quando serão as próximas eleições e quais impactos elas poderão trazer;
  • Relações diplomáticas entre países;
  • Leis tramitando em casas legislativas;
  • Planos de governo do poder executivo;
  • Monopólios ligados  classe política;
  • Políticas fiscais;
  • Como o governo lida com questões de proteção ao consumidor;
  • Quais são as restrições que o governo impõe ao seu setor;
  • Quais são os prováveis vencedores das próximas eleições e como eles poderão influenciar o comércio;

Econômicos:

Os fatores econômicos podem ser divididos em duas categorias: macroeconômicos e microeconômicos. Os primeiros são os que contemplam as condições gerais de oferta e demanda na economia. A falta de interesse em um item, por exemplo, pode significar que ele não é mais tão relevante para o mercado.

Já os elementos microeconômicos são mais voltados para a individualidade dos consumidores. Por exemplo, uma situação econômica próspera, em que o público tem um aumento na renda mensal, pode indicar uma abertura para serviços mais selecionados e preços mais robustos.

Exemplos:

  • Taxas de crescimento/retração da economia e do setor de atuação;
  • Previsões econômicas;
  • Inflação;
  • Taxas de juros;
  • Políticas monetária e cambial;
  • Comércio internacional;
  • Relações de oferta e demanda no setor;
  • A economia está estagnada, em crescimento ou em declínio;
  • O nível de renda da persona está crescendo ou diminuindo;
  • A taxa de desemprego está alta ou baixa;
  • As taxas de câmbio estão estáveis ou apresentam muitas variações;
  • Os consumidores têm acesso fácil ao crédito;

Sociais:

Entender o contexto social em que a persona está inserida possibilita a criação de campanhas que possam engajá-la e transformá-la em cliente.

Da mesma forma que abre possibilidades, esse entendimento pode ser valioso para evitar erros. É preciso conhecer as crenças, normas, costumes e culturas que envolvem seu público para não criar materiais que sejam considerados ofensivos ou inapropriados.

É o ponto de análise social, cultural e comportamental. Compreender o aspecto social auxilia no entendimento do modo como as pessoas consomem e buscam por produtos e serviços.

Exemplos:

  • Estilos de vida;
  • Os papeis do homem e da mulher na sociedade;
  • Quanto tempo os consumidores tem para lazer;
  • Profissões em alta e capacidades de ganho;
  • Novos modelos de consumo;
  • Como está o crescimento populacional e qual é a média de idade;
  • Quais regiões contam com maior volume populacional;
  • Como a cultura da população influencia suas decisões de compras;
  • Existe alguma demanda sendo gerada pela situação social;

Tecnológicos:

Correspondem a fatores tecnológicos que participam do cotidiano de determinada região ou população e que podem ser explorados na estratégia do seu negócio, ou então, tendências de tecnologias que estão sendo desenvolvidas e implementadas no setor de atuação da empresa.

Com a transformação digital consolidada, todas as áreas da empresa são afetadas pela tecnologia, desde a produção até a distribuição. 

Exemplos:

  • Pesquisa e desenvolvimento para o setor;
  • Principais tecnologias do dia a dia;
  • Processos automatizados no setor;
  • Tecnologias utilizadas que otimizam os processos de produção, marketing e comercial;
  • Existem tecnologias disponíveis para automatizar os processos de sua empresa;
  • Quais inovações tecnológicos podem afetar diretamente sua indústria;
  • Seus competidores contam com uma tecnologia mais avançada que a sua;

 

Ambientais:

Na era do marketing 4.0, conceito introduzido por Philip Kotler, o público espera que as companhias com as quais se relaciona sejam um reflexo de seus próprios ideais. Isso, unido ao crescente alerta global para a escassez de recursos naturais, obriga as empresas a darem atenção ao fator ambiental.

Possuem cada vez mais importância devido a tendência de crescimento da sustentabilidade entre as empresas e valorização do consumidor com relação ao tema.

Exemplos:

  • Interferência do clima;
  • Legislação ambiental referente a local de produção;
  • Processos moldados pela sustentabilidade;
  • Descarte de dejetos;
  • Embalagens recicláveis;

Legais:

Entender a legislação do ambiente em que opera é fundamental para a empresa não sofrer com problemas legais que, além de representar danos financeiros, podem prejudicar a credibilidade perante o público.

Este ponto analisa todos os aspectos legais relacionados ao seu produto ou serviço, principalmente os dados relacionados a leis em vigor.

Exemplos:

  • Código de defesa do consumidor;
  • Diretrizes da Anvisa;
  • Direitos autorais;
  • Política de privacidade, LGPD;
  • Conselhos de ética relacionados a profissão;

Demográficos:

A segmentação demográfica trabalha com informações frias, ou seja, dados genéricos como idade, gênero, classe social, ocupação e grau de instrução.

Com o alto volume de recolhimento de dados específicos na internet, há cada vez mais possibilidades de entregar a mensagem ao público correto. Com isso, aumenta-se as chances de conversão.

No mundo digital, esse recurso tem impacto ainda maior.

Exemplos:

  • Dados geográficos, relacionados à localização;
  • Dados comportamentais, relacionados ao comportamento e interesse;
  • Dados demográficos, relacionados a aspectos como natalidade, produção econômica.

Mas antes de fazer esse tipo de análise externa é fundamental uma análise interna, avaliando se o trabalho cotidiano da sua companhia atinge níveis satisfatórios de produtividade. Para isso, utilize ferramentas como a análise SWOT para mapear suas operações e identificar pontos que possam ser melhorados.

Realizar uma análise PESTALD pode ser o que você precisa para otimizar os resultados de sua empresa, expandir suas operações para novos mercados ou abrir um novo negócio. A grande abrangência proporcionada pela matriz gera um entendimento completo sobre tudo o que pode influenciar o empreendimento.

Tem alguma dúvida sobre a análise PESTALD?

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