O serviço de análise PESTALD é uma ferramenta utilizada para analisar o ambiente externo de uma empresa ou organização. A sigla PESTALD se refere aos fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais, Legais e Demográficos que podem afetar o desempenho e as oportunidades de um negócio.
A análise PESTALD é uma técnica importante para o planejamento estratégico de uma empresa, pois permite avaliar as tendências e os riscos do mercado, além de identificar oportunidades de crescimento e inovação.
Ao realizar uma análise PESTALD, é possível identificar as ameaças e oportunidades que o ambiente externo oferece para o negócio, além de criar estratégias para se adaptar a essas mudanças e se diferenciar da concorrência. É uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos e setores, que buscam se manter competitivas e inovadoras no mercado.
Manter-se atualizado em relação aos fatores externos que podem influenciar os resultados da empresa é o papel básico de um gestor, sem informação, é impraticável tomar decisões realmente efetivas.
A compreensão possibilitada por essa matriz pode ser apontada como o seu principal benefício. A partir das informações geradas pela realização do estudo, é possível montar e otimizar estratégias capazes de elevar o desempenho da empresa e, consequentemente, o lucro.
A situação do cenário político tem impacto direto no setor privado. Afinal, um governo que interfere muito na economia pode criar desafios para um negócio manter a rentabilidade das operações. Da mesma forma, uma política que crie tarifas de importação pode impactar a matéria-prima utilizada em determinados setores.
Os fatores políticos incluem ações governamentais e outras situações relacionadas a política que podem exercer impacto no setor de atuação da empresa.
Alguns exemplos que podem ser analisados:
Os fatores econômicos podem ser divididos em duas categorias: macroeconômicos e microeconômicos. Os primeiros são os que contemplam as condições gerais de oferta e demanda na economia. A falta de interesse em um item, por exemplo, pode significar que ele não é mais tão relevante para o mercado.
Já os elementos microeconômicos são mais voltados para a individualidade dos consumidores. Por exemplo, uma situação econômica próspera, em que o público tem um aumento na renda mensal, pode indicar uma abertura para serviços mais selecionados e preços mais robustos.
Exemplos:
Entender o contexto social em que a persona está inserida possibilita a criação de campanhas que possam engajá-la e transformá-la em cliente.
Da mesma forma que abre possibilidades, esse entendimento pode ser valioso para evitar erros. É preciso conhecer as crenças, normas, costumes e culturas que envolvem seu público para não criar materiais que sejam considerados ofensivos ou inapropriados.
É o ponto de análise social, cultural e comportamental. Compreender o aspecto social auxilia no entendimento do modo como as pessoas consomem e buscam por produtos e serviços.
Exemplos:
Correspondem a fatores tecnológicos que participam do cotidiano de determinada região ou população e que podem ser explorados na estratégia do seu negócio, ou então, tendências de tecnologias que estão sendo desenvolvidas e implementadas no setor de atuação da empresa.
Com a transformação digital consolidada, todas as áreas da empresa são afetadas pela tecnologia, desde a produção até a distribuição.
Exemplos:
Na era do marketing 4.0, conceito introduzido por Philip Kotler, o público espera que as companhias com as quais se relaciona sejam um reflexo de seus próprios ideais. Isso, unido ao crescente alerta global para a escassez de recursos naturais, obriga as empresas a darem atenção ao fator ambiental.
Possuem cada vez mais importância devido a tendência de crescimento da sustentabilidade entre as empresas e valorização do consumidor com relação ao tema.
Exemplos:
Entender a legislação do ambiente em que opera é fundamental para a empresa não sofrer com problemas legais que, além de representar danos financeiros, podem prejudicar a credibilidade perante o público.
Este ponto analisa todos os aspectos legais relacionados ao seu produto ou serviço, principalmente os dados relacionados a leis em vigor.
Exemplos:
A segmentação demográfica trabalha com informações frias, ou seja, dados genéricos como idade, gênero, classe social, ocupação e grau de instrução.
Com o alto volume de recolhimento de dados específicos na internet, há cada vez mais possibilidades de entregar a mensagem ao público correto. Com isso, aumenta-se as chances de conversão.
No mundo digital, esse recurso tem impacto ainda maior.
Exemplos:
Mas antes de fazer esse tipo de análise externa é fundamental uma análise interna, avaliando se o trabalho cotidiano da sua companhia atinge níveis satisfatórios de produtividade. Para isso, utilize ferramentas como a análise SWOT para mapear suas operações e identificar pontos que possam ser melhorados.
Realizar uma análise PESTALD pode ser o que você precisa para otimizar os resultados de sua empresa, expandir suas operações para novos mercados ou abrir um novo negócio. A grande abrangência proporcionada pela matriz gera um entendimento completo sobre tudo o que pode influenciar o empreendimento.
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